Muitas franquias foram duramente afetadas pela crise econômica causada pelo coronavírus. No entanto, algumas redes de menor porte, boa parte microfranquias (investimento até R$90 mil), adaptaram suas operações e têm registrado crescimento nos últimos meses. Vale destacar que a maior parte dos segmentos afetados demandavam atendimento presencial. Neste sentido, empresas baseadas no modelo home based tendem a sofrer menos. Os negócios vão de aplicativo de delivery “de tudo”, serviços financeiros e até mesmo produtora de vídeo.
Confira:
Criado em 2017, o Alfred Delivery é um aplicativo que entrega absolutamente tudo o que o cliente deseja. De pipoca de cinema até seu prato predileto, o objetivo da empresa é ser um “marketplace de tudo” dos pequenos centros urbanos. Nos últimos meses a empresa cresceu mais de 200%. Investimento: a partir de R$10 mil Faturamento: R$90 mil Tempo de retorno: 12 a 18 meses
Criada em 2018, a MaxiPay é uma fintech de soluções de pagamento. Com um portfólio de serviços variados, as possibilidades para os franqueados são inúmeras. Ele pode oferecer serviços bancários (correspondente), empréstimos, abertura de conta e aluguel de máquinas de cartão. Além disso, a empresa parcela o valor do investimento em 12 vezes. Investimento: R$3,9 mil Faturamento: R$6,6 mil Tempo de retorno: 2 meses
Fundada em 1998, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente em softwares. Em meio à crise, a empresa registrou aumento de 30% no modelo de franquia Software, home based e que atende as necessidades de vários negócio durante a pandemia. Investimento: R$2 mil Faturamento: R$5 mil Tempo de retorno: 1 a 12 meses
A Artes Filmes é a primeira rede de franquias de produção de vídeos do Brasil. Com seis unidades, a empresa é conhecida como “Uber do audiovisual” e contam com mais de 600 profissionais homologados em seu banco de fornecedores. Na prática, a rede trabalha com vídeos institucionais, de treinamentos e publicitários. Mesmo com a crise, a rede realizou mais de 40 novos projetos nas áreas de música, atividade física, religião e mentorias. Valor de investimento: R$30 mil Faturamento: R$30 mil Tempo de retorno: 12 a 16 meses
Criada em 2016, a Romeo e Julieta é um serviço online que leva o supermercado até você e opera por meio de franquias. Diferentemente de outras empresas, o negócio conta com funcionalidades que permitem ao cliente escolher o ponto certo das frutas e legumes que deseja. A franqueadora parcela a taxa de franquia em até 10 vezes. Investimento: R$25 mil Faturamento: a partir de R$80 mil Tempo de retorno: 24 meses
Líder global na fabricação e comercialização de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro, a iGUi registrou alta significativa nas vendas de piscinas durante o mês de maio, em plena pandemia. De acordo com o balanço, houve um incremento de 49,68% nas vendas se comparado ao mesmo período do ano passado. Valor de investimento: a partir de R$250 mil Faturamento: R$100 mil Tempo de retorno: em até 24 meses
A Tratabem é uma rede de franquias que comercializa produtos químicos, peças, equipamentos e acessórios da marca iGui Piscinas. Com cerca de 150 unidades atualmente, o volume de vendas de produtos de limpeza e manutenção de piscinas cresceu 30% entre março e abril deste ano. Valor de investimento: a partir de R$68 mil Faturamento: a partir de R$20 mil/R$35 mil no final do segundo ano de operação Tempo de retorno: 12 a 18 meses
Fundada em 2019, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, o Dot Bank é um banco digital voltado para empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% do fluxo de pagamentos e recebimentos. Além desses serviços, a plataforma também realiza conciliação e automação de finanças com integrações de softwares de gestão, entre outros. Valor de investimento: R$6 mil Faturamento: R$5 mil Tempo de retorno: 1 a 12 meses