
A Nadir Cordeiro Gomes trabalhava como doméstica, mas sempre sonhou em empreender vendendo marmitas. Quando saiu de um emprego de costureira, pegou a última parcela do seguro desemprego, viajou par ao Paraguai e trouxe produtos para vender, depois começou a viajar para comprar roupas para revender. A filha dela, a Nadia Thalita Cordeiro Gomes Marques, acompanhava a luta da mãe e aos 12 anos já ajudava na venda das roupas.
A Nadir estava feliz com o trabalho, mas queria mesmo vender marmitas. Com a experiência na venda das roupas, ganhou segurança para finalmente realizar o sonho de fazer comida pra vender. Nessa época, a Nadia já trabalhava junto com a mãe. No começo elas usavam a cozinha de casa e entregavam as marmitas com o próprio carro. Dez anos depois, já estão em uma cozinha industrial e contam com motoboys para fazer as entregas.
Na pandemia, enquanto muita gente fechava as portas, as vendas de marmita triplicaram e a Nadir teve a ideia de incluir sobremesas e ainda vender bolos e doces caseiros. Com as marmitas vendendo muito bem, mão e filha se sentiram seguras para comprar roupas em grande quantidade.
A Nadia cresceu empreendendo e por isso escolheu fazer cursos que ajudam no dia a dia, como técnico em administração e o superior em gestão de mídias sociais. Ela só teve um trabalho CLT em uma cafeteria, mas mesmo lá, levava roupas e marmitas para vender.
“Eu ia de ônibus trabalhar e levava 8-10 marmitas para o pessoal , até mesmo para minha chefe na época e percebi que valia mais a pena investir na empresa junto com minha mãe”
Para dar conta de duas empresas ,de áreas diferentes , mãe e filha definiram que de manhã se dedicam às marmitas. De tarde, a Nadia cuida da parte burocrática da marmitaria com idas ao banco e ao mercado e já encaixa pra fazer as entregas da loja.
“Quando vou entregar marmitex de carro, já levo as encomendas dos cliente e assim otimizo o tempo. Por trabalhar em casa, também atendo em horário especial e pode ser de noite, fim de semana e feriados. O que é um diferencial pois normalmente as lojas atendem só em horários comercial”.
Agora as empresas estã consolidadas,mas a Nadia lembra que no início foram muitas as dificuldades.
“Minha mãe começou sozinha, tinha apenas o conhecimento de já ter trabalhado em restaurante. Eu estudava de manhã no ensino médio, não tínhamos quem entregasse as marmitas , todo dia era uma preocupação de quem iria entregar.Foi então que eu mudei para estudar a noite e assumi as entregas de marmitas mesmo sendo menor de idade”
Para a Nadir, passar de doméstica para empreendedora foi a realização de um sonho e uma necessidade de aumentar a renda da família.
“Meu maior sonho sempre foi fazer dar certo , por isso continuei sendo diarista e fazendo marmitas até não ter mais como conciliar as duas atividades”.
Elas contam ainda que trabalhar em família tem muitos desafios, mas pode sim dar certo. Para isso a dica é pensar com cabeça de empresária, não só como mãe e filha.
“Eu, como filha, me orgulho muito de ver o esforço da minha mãe, mesmo com tantos problemas de saúde ela não desiste. Ela também me ensinou todos os valores e conhecimento que adquiriu e posso aplicar em nosso comércio e, ainda assim, me chama de bonequinha de louça” .
“Como mãe fico muito feliz de ver minha filha seguir meus passos e realizando seu sonhos e dar continuidade naquilo que iniciei”
As dicas das empresárias
-Sonhe e corra atrás dos sonhos.
-Não tenha medo do trabalho, no início, até dar certo vai dar muita vontade de desistir. Mas persista.
- Você terá de abrir mão de muita final de semana,folgas dormir tarde e acordar cedo, mas valerá muito a pena.
-Como todo comércio, temos altos e baixos onde as vendas caem, e desistir não pode ser uma opção. É nesta hora que podemos enxergar uma oportunidade e inovar.
- Nunca tome decisões isoladas, todas as nossas dúvidas e decisões tomamos juntas. Saber que não existe trabalho da mãe ou da filha, o trabalho é nosso e trabalho de igual para igual.

ADRIANA CRESTANI
JESSICA PAZ
ANGELA MARIA DOS ANJOS
ROZINEI BONKEVICH
CRISTIANE PAZ
LUANA DUTRA
MARINES ARTIGAS DA SILVA
ALESSANDRA SOARES
PATRÍCIA MACHADO
VANDERLEY SANTOS FERREIRA
CECILIA GOMES