
A Liss Barduco é maquiadora e estava sempre com a agenda cheia, mas veio a pandemia, o salão fechou e ela pensou que ficaria em casa por duas semanas no máximo. Assim como a Liss, ninguém poderia imaginar o que viria a seguir. O salão ficou 5 meses fechado. “Depois de 26 anos como maquiadora, confesso que o primeiro mês foi de descanso”.
Mas com o tempo, além de ficar sem rendimento, a Liss começou a ficar angustiada e preocupada. E foi a filha dela que deu o empurrão inicial para que aproveitasse melhor o tempo livre fazendo artesanato. “Eu já tinha feito várias coisas como, velas, mosaico, cerâmica, sabonetes, bijuterias. Mas eu sempre presenteava a família e as amigas no final do ano, nunca comercializei “.
Inicialmente pensou em cerâmica, mas por conta do investimento e da logística, desistiu. Enquanto pensava no que fazer apareceu no feed do facebook a propaganda de um curso de velas com concreto.
“ Achei que seria mais fácil pois eu já dominava as velas e teria que aprender só a parte do cimento. E além disso tinha uma pegada parecida com a cerâmica, mas com um processo mais simples”.

E assim começou o trabalho da Liss com velas com base em concreto e cera de soja. “As velas têm um processo 100% artesanal, com uma pegada ecológica e sustentável. Não uso parafina e sim cera vegetal, pavio de algodão e embalagens de papel”. Como seria muito difícil fazer esse trabalho dentro de casa, ela contou com a filha como “investidora anjo” para pagar o aluguel de um espaço. “Encontrei uma casa de terapias alternativas e no fundo tem um espaço que era a lavanderia da casa. Por conta da flor da lavanda, do cheiro da cor e mais o local nasceu @alavanderia”.
A Liss tem feito as vendas das velas pelas redes sociais e já está montando uma lojinha no próprio Instagram. Mesmo depois da pandemia ela não pretende abandonar o ateliê e já pensa em ser maquiadora e artesã ao mesmo tempo até para sentir o que fará mais sentido para ela. Esse Plano B da Liss vai muito além da questão financeira.
“Vir para o ateliê todos os dias é essencial para o meu equilíbrio emocional, pois aqui eu crio e produzo ocupando minha mente e usando meu corpo.Pois o trabalho é braçal também”.
A artesã diz ainda que é motivador acordar todos os dias sabendo que tem um compromisso e que o negócio depende dela para acontecer.
As dicas da Liss
-A primeira dica acho que é foco, determinação e disciplina, venho todos os dias para o ateliê, faço uma rotina de trabalho!
-A segunda é que empreender tem muitos detalhes e é impossível saber de tudo, então eu procurei ajuda de um consultor financeiro que me fez ver o meu negócio como empresa, me ensinando todo processo até chegar na venda do produto!

ERNESTO UBIRATAN MARCHIORI
LUCIMARA FRANÇA
MARCIA BEBBER
LISS BARDUCO
JÚNIOR DE OLIVEIRA
LISS BARDUCO
LUIZA
VANESSA BROLLO
LISS BARDUCO