A psicóloga transformou a paixão pela papelaria em opção de negócio

07 de novembro de 2022 por Vanessa Brollo

A Eliane Abram Santos é psicóloga e trabalhou mais de 20 anos com desenvolvimento de pessoas e como coach.Quando veio a pandemia já atuava somente como consultora e com a queda na procura pelo serviço, acabou resgatando a paixão pela papelaria.

“Há tempos eu vinha em busca de mudar minhas atividades, e de preferência fora do mundo corporativo e o reencontro com o papel aconteceu durante a pandemia”.

A Eliane fazia scrapbooking como hobby e ao retomar o scrap conheceu a área de encadernação. Fez cursos online, começou a acompanhar o trabalho de diversas artesãs e ao mostrar os trabalhos para amigos e familiares as encomendas foram surgindo.O que ela mais faz são cadernos, agendas e planners, mas também tem recebido encomendas de vários kits de maternidade com livro de bebê, álbum e caderneta de saúde.Há dois anos essa é a principal fonte de renda da Eliane que aposta na personalização para se diferenciar no mercado e também para gerar o momento que ela chama de “Momento Uauuu”, quando a pessoa se surpreende e se emociona com o resultado do trabalho.

“Já fiz caderno com a pintura de um quadro que uma amiga presenteou a artista, um caderno de receitas, com as receitas desenvolvidas por uma senhora síria, de 94 anos, que os filhos a presentearam e um outro caderno com a foto do quadro predileto de uma amiga para outra”

Os feedbacks positivos têm estimulado a artesã a investir em mais cursos e equipamentos que envolvem o ofício. A divulgação é feita pelo Instagram e, em breve, ela pretende ter uma loja online para vender os produtos.A Eliane ainda consegue usar a experiência como psicóloga e coach para inspirar e ajudar as pessoas a organizarem seus objetivos e rotina, tendo a papelaria como item de apoio.

As dicas da Eliane

- Gostar do que faz é fundamental, porque mesmo assim tem momentos desafiadores

- Separar momentos de trabalho e momentos de lazer (sendo em casa é muito fácil parar de trabalhar para ir colocar a roupa lavar, e acabar trabalhando à noite ou nos finais de semana)

- Planejamento, organização e controle de TUDO (gastos, custos, pedidos, pagamentos, …) Aliás para essa parte super indico meus itens de papelaria

@eliane.artecompapel