Catarinense entra para o Guinness Book pela terceira vez por estar há mais tempo trabalhando no mesmo local

20 de abril de 2022 por Vanessa Brollo

Walter Orthmann entrou pela primeira vez para o Guinness Book em 2008, e pela segunda vez em 2018, quando comemorou 80 anos de empresa e 95 de idade. E agora conquistou pela terceira vez a certificação do Guinness por ser a pessoa com a carreira mais longa do mundo no mesmo local.

No dia 19 de abril de 2022, completou 100 anos, mantendo-se ativo e sem pensar em aposentadoria. Há 84 anos é o profissional mais dedicado da RenauxView, uma fábrica de tecidos de Brusque, em Santa Catarina, onde começou a trabalhar como auxiliar de expedição aos 15 anos.

Foi promovido a office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que ocupa até hoje. Atualmente, não viaja mais, mas rodou o Brasil de carro, ônibus e avião visitando clientes de todas as regiões. E muitos dos negócios só são fechados, se o atendimento for feito pelo seu Walter.

Nesses 84 anos de carreira, seu Walter viu muita coisa acontecer e mudar. Recebeu seu salário em nove moedas diferentes, viu a empresa se modernizar e mudar de nome e de diretoria. Em 2006, quando novos investidores, liderados por Armando Hess de Souza, assumiram o controle da companhia, Orthmann confessa que ficou um pouco preocupado, visto que já tinha 68 anos de carreira e os novos administradores possivelmente não “iriam querer uma pessoa velha na equipe”.

Mas foi com surpresa e alegria que ouviu do novo presidente a intenção de renovar o seu contrato por mais 15 anos, “com cláusula de prorrogação”! “Em 2021, venceram os 15 anos e, para nossa alegria, seu Walter continua sendo um profissional de destaque”, declara o presidente da empresa, Armando Hess de Souza.

Souza destaca que trabalhar com seu Walter é uma dádiva, visto que ele é o testemunho vivo das mudanças pelas quais o mundo contemporâneo tem passado. “Uma pessoa que tem a imensa capacidade de manter-se atualizada nesse mundo de constantes transformações.”

Além de ser um profissional dedicado e que não pensa em parar de trabalhar, é também esposo, pai, avô e um homem que se cuida.  Em 28 de junho de 1946, seu Walter casou com Alice Koschnik e teve 5 filhos. Em 1977, ele ficou viúvo e, em 1980, casou-se com Lucia Helena Valle, 32 anos mais jovem que ele. O casal teve três filhos.

Seu Walter continua casado e conta que leva uma vida simples, faz exercícios todos os dias e cuida da alimentação. Vai trabalhar todos os dias de carro e reclama do trânsito, como todos os outros motoristas. Mas, ele lembra que o mais importante, para estar próximo aos 100 anos é ter propósito.

“Se você não tem um motivo para se levantar da cama, você vai ficar dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar, já morreram. É o trabalho que nos mantém vivos”

 

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
FABIANA GUEDES
20 de abril de 2022 Responder
Que lindo exemplo! E ainda vai dirigindo ao trabalho! Deus abençoe essa força! Sensacional! E parabéns aos proprietários por investirem num conhecimento e numa experiência tão sólidos!
Comentário: X
Nome:
Email: