Como você gostaria de deixar uma empresa?

20 de dezembro de 2021 por Vanessa Brollo

No setor de recursos humanos, muito se fala na etapa de contratação, na integração da pessoa ao ambiente de trabalho, em produtividade, treinamento e valorização. Mas normalmente é na hora da demissão que os colaboradores experimentam o gosto amargo da falta de reconhecimento. Como se toda a trajetória não importasse mais, como se fossem apenas uma peça que pode ser substituída sem deixar um legado. Mas a história da Roberta Belli é diferente e se revela um exemplo de como a despedida pode ser também uma oportunidade de valorizar o colaborador.

Roberta trabalhou durante 19 anos na Atrio Hotel Management e, no início de dezembro, fez sua despedida da companhia durante um encontro que reuniu mais de 200 pessoas, entre líderes gerenciais de todo o País e convidados especiais. Foram três dias de evento com uma ampla agenda técnica de palestras e workshops.

No último dia do encontro, os organizadores entregaram homenagens aos funcionários que estavam aniversariando com 10, 15, 20 ou 25 anos na empresa. Mas para a surpresa de Roberta, havia algo para ela que, depois de 19 anos, decidiu deixar a corporação. Foi quando o diretor de Operações da Atrio Hotel Management, Paulo Mélega, a chamou ao palco e contou a trajetória de Roberta para todos. E não foi só isso, o setor produziu um vídeo com depoimentos dos colegas sobre sua importância no desenvolvimento da empresa, com fotos desde o início da carreira. Para fechar o vídeo, uma homenagem dos pais, marido e filhos.  A emoção tomou conta do auditório, afinal, aquele gesto – que pode ser considerado simples aos olhos de muitos – valorizou não só a colaboradora que estava partindo, mas também mostrou aos demais que eles importam, que o trabalho deles faz a diferença, e quando eles se forem, eles ainda serão importantes porque contribuíram para o desenvolvimento da empresa e das pessoas que dela fazem parte. 

“A Roberta está com a gente há 19 anos e deixou sua marca. Nós tínhamos que mostrar como ela foi importante. É nosso papel reconhecer as pessoas quando entram, durante e também na saída. Nossa empresa ficou mais forte com o trabalho e dedicação dessa pessoa”, disse o executivo.

Roberta Belli começou na Atrio Hotel Management em 2003, como recepcionista no Hotel Ibis de Blumenau. De recepcionista,passou a subgerente e então a gerente-geral de algumas unidades administradas pela Atrio. E neste ano de 2021 decidiu que chegou a hora de iniciar outra história. “Não foi uma decisão fácil, mas a Atrio transformou meu desligamento em um momento de felicidade. Foram quase 20 anos, muitas amizades e pessoas que fazem parte da minha história profissional e pessoal. Vou levá-las no meu coração e sinto que deixo a casa com as portas abertas”, conclui. 

Sobre a Atrio Hotel Management

Criada há 33 anos, a Atrio Hotel Management é especializada no desenvolvimento, implantação e operação de hotéis.Com atuação em todo o Brasil e detentora de um processo de gestão focado no retorno para o investidor, a Atrio soma cerca de 70 empreendimentos administrados e quase 10 mil quartos em 46 cidades e 14 estados, em associação com marcas hoteleiras nacionais e internacionais – neste caso para as bandeiras Grand Mercure, Novotel, Mercure, IbisStyle, Ibis e Ibis Budget, o que a torna a maior franqueada da Accor no País.