Deixaram a correria da cidade para cultivar orgânicos em um sítio e ganharam qualidade de vida

14 de abril de 2022 por Vanessa Brollo

O casal João Camilo Valter e Marineia Rosa Gaudino Valter levava uma vida sedentária em Joinville, Santa Catarina. Ele era instrutor de auto-escola e ela costureira. Em busca de mais saúde, João Camilo começou a se preparar para uma cirurgia bariátrica e, na conversa com a nutricionista, percebeu que definitivamente teria que mudar seus hábitos alimentares.

“Resultado: eu disse para trocar de armário em casa, porque o que tínhamos fazia mal. E decidimos mudar de vida, achar um sitiozinho”, conta João Camilo.

Os dois vieram de famílias de agricultores e bóias-frias, mas construíram a família na cidade. a vida na roça sempre foi um sonho misturado com a saudade de quando eram crianças e moravam no sítio com os pais.Eles contam que a vida na cidade foi tornando os dois cada vez mais sedentários, e a obesidade estava tornando nossos dias desconfortáveis. Estavam se alimentando mal, dormindo mal e trabalhando muito. Foi quando tiveram certeza que não queriam esperar pela aposentadoria para viver o sonho de morar no campo. Em 2018, em tempo recorde, fecharam negócio e trocaram a casa por um terreno de 2,29 hectares em Tijucas do Sul, município da Região Metropolitana de Curitiba. E foi assim que João Camilo e Marineia retomaram o trabalho de seus pais na roça, no início com produção de verduras para subsistência. Em pouco tempo a produção começou a crescer espontaneamente conforme aprendiam a mexer na terra.


“Começamos a participar do Grupo Terra Nobre, da Rede Ecovida de Agroecologia e após 1 ano conseguimos nossa certificação participativa de produtores orgânicos. Se envolver com orgânicos não só melhorou nossa saúde e bem estar, mas também nos trouxe muitos amigos e parceiros com grandes histórias de vida”

Em cerca de 1,6 hectares, o casal produz 25 opções de hortaliças, mas o brócolis e a cenoura são os carros-chefes. A maior parte é vendida para a Região Metropolitana de Curitiba: além de atender uma cooperativa e algumas lojas de orgânicos, os produtores entregam compras realizadas por e-commerce, mediadas por uma loja online. O casal tem planos de expansão, e pretende criar uma pequena agroindústria para comercializar temperos. Eles agora integram o grupo de agricultores que fazem de Tijucas do Sul o município com mais produtores de orgânicos em todo o Paraná: são 197 certificados, distribuídos em 75 famílias. No Brasil, é o Paraná que detém a liderança, com 3.737 certificações.

As dicas do casal

-Vontade de fazer o melhor pra vc pra sua família e pra sociedade.
- Coragem pra aceitar os desafios que a vida proporcionar e não desistir na primeira etapa.
- Fé em Deus porque com Ele tudo é possível Ele nós orienta o tempo todo e ser feliz é decisão que tomamos.

@raiodesolorgânicos 

www.raiodesolorganicos.kyte.site

Fotos: José Fernando Ogura/AEN