Deixou a carreira de executiva para abrir uma cervejaria que está entre as melhores do Brasil

19 de novembro de 2021 por Vanessa Brollo

Formada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, USP, a Luiza Lugli Tolosa estava trabalhando na área da consultoria quando teve contato com o Design Thinking, uma ferramenta que ajuda a gerar e organizar ideias. Foi quando ela percebeu que estava vivendo uma inércia.

“Eu estava apenas cumprindo expectativas externas. Fiz uma ótima escola, passei na faculdade direto, fui estudar fora do país, fiz estágio no banco foda e, pronto, estava pronta para ser executiva, andar de saia lápis e salto alto pra lá e pra cá”

O problema é que a Luiza não estava feliz com o que ela chama de “pacotão” e que não queria mais esse caminho, só que também não sabia  ainda o que fazer.

Eu achava que eu tinha que ter uma ideia mirabolante na garagem da casa dos meus pais, igual aqueles empreendedores do Vale do Silício. Este é um dos mitos do empreendedorismo que eu mais abomino: valorizar quase que exclusivamente o empreendedor criador, quando o empreendedor executor é essencial para qualquer negócio sair do papel”.

A Luiza diz que teve o privilégio de ter suporte financeiro e familiar para encontrar um caminho. Foi quando viu na cerveja artesanal um nicho promissor. Quando começou a estudar para criar a Dádiva, ela ainda conhecia pouco sobre o mercado.

"Fiz dois cursos no Instituto da Cerveja Brasil: de Sommelier e de Análise Sensorial. Além de os cursos me ofereceram muito conhecimento teórico e prático sobre estilos, criei uma ótima rede de relacionamentos com alunos e professores que abriram muitas portas para mim"

Em sete anos de atuação, Luiza transformou-se em uma das principais porta-vozes do setor e ela confirma que esse mercado ainda é visto por muitos como masculino e no qual mulheres precisam provar todos os dias sua capacidade. Escolhida por dois anos consecutivos (2019/20) como a melhor cervejaria do Brasil pelo Rate Beer, a cervejaria da Luiza é, hoje, uma das mais importantes produtoras de cervejas artesanais do país. Seus rótulos são comercializados em bares, empórios e e-commerces especializados de todo o Brasil, além de ganharem espaço nas geladeiras de países como Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, França, Finlândia, Luxemburgo e outros.

As dicas da Luiza

- Pode parecer clichê, mas procure se conhecer bem. O que você sabe fazer bem, o que você gosta de fazer, quais são as suas fraquezas, o que você não tem experiência. Se conhecerbem ajuda a se planejar e a se cercar de pessoas que podem te ajudar naquilo que você não é tão bom ou tem tanta experiência.

- Se planeje bem, mas saiba que na hora H, vai ser tudo diferente. E você também precisa estar preparado para isso também.

- Não sofra sozinho. Tem muita gente empreendendo e com as mesmas dúvidas que você. Crie ou participe de grupos de empreendedores. Isso ajuda muito.

 

www.cervejariadadiva.com.br