Empreendedoras se únem para trocar informações e dar apoio uma pra outra

16 de maio de 2022 por Vanessa Brollo

Ao trabalhar com empreendedoras, a consultora de imagem Pamela Naka, percebeu que muitas reclamavam que, além de difícil, empreender pode ser bem solitário. Conversando com a amiga e fotógrafa, Claudia Almeida, propôs a criação de um pequeno grupo, de no máximo 10 mulheres com negócios diferentes, para se ajudar, tanto no dia a dia, quanto na produção de conteúdo para o Instagram, por exemplo. A ideia era gerar movimento!

Assim nasceu o Emprê. Em reuniões semanais online, elas estipulam tarefas para a semana e falam sobre temas que alguém tenha dificuldade. A Claudia, por exemplo, já ajudou com dicas de organização.

“Eu tenho facilidade pra organizar a semana e diminuir a procrastinação. Na reunião eu dei as dicas pra elas se organizarem tanto com a vida doméstica quanto com a vida profissional e quem colocou em prática está até vendendo mais"

Uma vez por mês o encontro é presencial. Em um deles, por exemplo, o objetivo era ajudar uma das empreendedoras a gravar vídeos de anúncios que ela estava com dificuldade para fazer sozinha. Com ajuda, gravou 5 vídeos.

“Somos amigas, divulgamos e compramos os serviços/produtos umas das outras e damos apoio para quem tem alguma dificuldade - e também damos bronca e cobramos quem não está produzindo”.

O Emprê já está tendo resultado na prática com fechamento de contratos, mudança na forma de atender e também com empreendedoras mais seguras para gravar vídeos para redes sociais. Segundo a Claudia, o grupo existe justamente para que ninguém pense em desistir.

“O empreender é muito solitário e normalmente até pessoas da nossa família não entendem os nossos problemas, então ficamos sem ter com quem conversar ou pedir opiniões. No grupo essa liberdade existe e quando precisamos a gente foca exclusivamente em uma das participantes e no que ela precisa para sair dessa situação”.

 

Conheça as integrantes do Emprê:

Pâmela Naka, tem 29 anos e desde muito nova já sabia que iria caminhar pelo mundo da moda.
Se formou em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2014 e logo após fez o primeiro curso de Consultoria de Imagem pelo SENAC. Desde então só criou experiências na área.
Em 2020 se especializou em Coloração Pessoal pelo Studio Immagine e em Consultoria de Imagem pelo Resolva Meu Look. “Minha maior missão nessa vida é ajudar mulheres a elevarem a autoestima e expressarem quem são pela forma de se vestir, transmitindo segurança e amor próprio”.
@pamelanaka

Jéssica Mattia, 30 anos, lá de Pato Branco, daí! Formada em Design pela UTFPR e pós graduada em coolhunting e gestão de tendências pela PUC-PR. Apaixonada por moda, realizou um dos sonhos da vida abrindo a USAH, uma curadoria de roupas e acessórios escolhidos com muito amor.

@usah.br

Bruna Rorato Rocha, 28 anos, Engenheira Civil de formação, depois de 2 anos trabalhando no mercado e não se sentindo satisfeita com o que havia alcançado, resolveu cair no mundo do empreendedorismo. Hoje trabalha no digital, prestando assessoria de anúncios online para clínicas estética que precisam aumentar os seus atendimentos.
Além de trabalhar na área de coprodução pra infoprodutores.

@brunarorato

Jéssye Ribas, 30 anos, sempre gostou de se conectar com pessoas e histórias. Em 2015, se especializou em Desenvolvimento de Pessoas e trabalhou 5 anos na área, ministrando treinamentos, porém sentia que ainda faltava algo. Sempre muito vaidosa, gostava de dar dicas de maquiagens para as amigas. Em 2017 entrou no mundo da beleza, com seu primeiro curso de Design de Sobrancelhas. Em 2019 ingressou no ramo da Maquiagem Profissional e em 2020 começou a empreender nessa área, onde tem como propósito, ajudar outras mulheres a descobrirem a sua beleza natural, através de cursos de automaquiagem, make social e consultorias personalizadas.
@jessyeribas

Aline Fernanda Ribeiro, tem 30 anos, sempre foi apaixonada por vendas. Tem mais de 12 anos com experiência comercial no ramo de varejo. Trilhou também um longo caminho no atendimento direto para franquias, personalizando atendimentos, treinando equipes e sempre conectando pessoas.“Mais do que atendimento ao público, minha intenção sempre foi criar um relacionamento com cada cliente, o tornando fiel a cada marca a qual eu passava”. Aos 28 anos conseguiu realizar o sonho de empreender, em um ramo totalmente diferente do que já tinha experiência. A clínica GiOlaser Batel foi a primeira unidade da rede de franquias da atriz Giovanna Antonelli a chegar no Paraná. “Além do atendimento personalizado, quis trazer também aos meus clientes, um ambiente completo de muita saúde e bem-estar”.
@alinefribeiro / @giolaserbatel

A fotografia sempre esteve presente na vida da Claudia Almeida.“Minha vida foi registrada todos anos, todos os aniversários, festas de escola, viagens em família, por um pai que nem percebeu o quanto ele trouxe a fotografia pra perto de mim, numa época em que as fotos eram reveladas e não dava pra olhar no visor e apagar as que não deram muito certo”.
Até sem saber explicar como, começou um estágio com dois fotógrafos que são referência na fotografia de casamento no Brasil e fora também. E o que era pra ser um trabalho virou um impulso pra viver uma nova vida, pra ter coragem de tirar os planos do papel! Os chefes conhecidos como Rocker In Love viraram amigos mentores de trabalho e vida para a Claudia. “E aí foi que a minha ficha caiu e eu descobri o propósito da minha vida: escrever histórias com luz e registrar momentos verdadeiros sem usar palavras”.Segundo a Claudia, a fotografia é um ato de constante evolução técnica, mas também, da percepção e demonstração de sentimentos. “Todo o seu universo cabe dentro de uma foto e ele é mais simples do que você imagina, você só precisa fechar os olhos para enxergar melhor aquilo que vem do coração”.

@claudia.almeidafotografia