Startup paranaense ganha competição de empreendedorismo com jogo para pessoas portadoras de Alzheimer

25 de maio de 2022 por Vanessa Brollo

A inspiração para o projeto surgiu a partir da convivência da Karen Ribeiro, estudante de medicina, com a avó,Belkiss, de 80 anos, que é portadora de Alzheimer. Ela conta que com o passar do tempo a comunicação foi ficando cada vez mais difícil, principalmente com a pandemia, quando a Belkiss passou muito tempo longe da família. Pensando em novas formas de interagir com a avó, surgiu o Cuca Jogos uma startup que já começou sendo premiada. Com a ideia, o grupo de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistou a primeira colocação no Health Business Summit (HBS) da região Sul na edição de 2022.

“Essa premiação foi essencial para impulsionar nossa ideia e também para ajudar na divulgação”

A equipe de estudantes é composta por Evelize Behrens, Karen Ribeiro e Pedro Murad do curso de Medicina, e pelos acadêmicos Iagor Carvalho da Engenharia Elétrica e Marco Antonio Przybysz de Engenharia Mecatrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Juntos, criaram a startup que foi desenvolvida tendo como proposta melhorar o tempo de convivência entre o idoso e o cuidador. Segundo Evelize, a finalidade do trabalho é desenvolver soluções tanto para os cuidadores, quanto para os pacientes porque eles terão chance de trocar experiências e tornar o dia-a-dia mais leve. Trata-se de uma plataforma com jogos cognitivos e personalizados, o primeiro produto é um quebra-cabeça adaptado com a foto do idoso.

A Karen explica que programa tem o objetivo de resgatar a memória familiar do idoso e promover um tempo de qualidade na rotina do cuidador enquanto a pessoa portadora da doença de Alzheimer estaria resolvendo o Puzzle.

“Com o jogo minha avó conseguiu resgatar memórias mais antigas. Ela se tornou mais receptiva à família e fica feliz quando se lembra das histórias”

As vendas do quebra- cabeça estão a todo vapor e eles já estão desenvolvendo novos produtos como baralhos personalizados, álbuns de figurinhas e jogo de memória.

As dicas dos empresários

- Empreender é uma jornada. Ouse dar o primeiro passo, porque  por incrível que pareça, ele vai ser o mais fácil, não existe um meio e nem o fim, mas existe um começo e qualquer um pode fazer.

- No mundo das startups fala-se em crescimento, para crescer tem que aprender, para aprender tem que errar e para errar tem que testar, então teste muito, erre muito, aprenda muito e assim a gente consegue crescer.

- Esteja preparado para ouvir muitos nãos porque de tanto ouvir não uma hora o fim chega e vai ser o fim mais gratificante do seu negócio e da sua vida.

www.cucajogos.com

@cucajogos