Microcrédito ajuda empreendedora a expandir produção de bolos em Curitiba

28 de setembro de 2025 por Vanessa Brollo

Neuza Bier sempre gostou de cozinhar para a família. Foi uma amiga quem a incentivou a transformar esse talento em um negócio. Ela começou com doces e salgados, chegou a abrir um café, mas foi com o bolo quatro leites que conquistou clientes fiéis.


Hoje, tem uma carteira de mais de  3 mil clientes e chega a vender 120 quilos de bolos por mês. À receita tradicional, acrescentou variações como morango, chocolate e abacaxi com coco, que ampliaram ainda mais o cardápio de delícias.
O negócio cresceu em família. A filha, Cassiê Bier, atua na produção. Já o marido, Sérgio Bier, é responsável pelas compras e pela parte financeira.


Depois de mais de 20 anos vendendo bolos, Neuza decidiu renovar os equipamentos da cozinha. Foi no Espaço Empreendedor de Santa Felicidade que ela conheceu o programa de microcrédito para MEIs, uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba em parceria com a Fomento Paraná.


Ela reuniu a documentação necessária e, em pouco mais de um mês, teve o crédito aprovado. Foram 20 mil reais que permitiram a compra de um forno elétrico, uma batedeira mais potente, novos uniformes e ainda a reserva de capital de giro.
Neuza se tornou a primeira microempreendedora de Curitiba a acessar essa linha de crédito, considerada a mais barata do Brasil.


“Valeu muito a pena porque vou pagar em 36 vezes. Com o valor do empréstimo pude quitar tudo à vista e negociar bem os preços”, conta a empresária.

Onde buscar informações


Microempreendedores interessados podem procurar um dos sete Espaços Empreendedor de Curitiba para obter informações sobre como solicitar o crédito. Os espaços com agente de crédito estão nos bairros Bairro Novo, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.


As dicas da Neuza 


- Acredite em si mesma e na sua capacidade de conquistar clientes.
- Invista em capacitação na sua área, isso traz mais segurança e um ganho real.
- Tenha foco. Imprevistos acontecem, mas é preciso insistir, persistir e não desistir. Aprendemos com os erros e nos tornamos melhores a cada dia.

 

@neuzabier

 

Foto: José Fernando Ogura/SECOM