O cheirinho dos bolos que preenchia a casa na infância virou negócio

22 de setembro de 2025 por Vanessa Brollo

As irmãs July Schneider  e Dafly Schneider estão comemorando em 2025 os 4 anos de uma confeitaria artesanal, que nasceu das memórias afetivas da cozinha dos pais.

July é publicitária de formação, com dez anos de atuação na área, e sentia que era o momento de buscar novos desafios profissionais. Dafly é designer de interiores e também atuava na área de marketing, conciliando o trabalho com encomendas de doces feitos em casa. Foi quando decidiram que era hora de empreender e transformar o carinho que viviam em família em comida para compartilhar com as pessoas.

 

“Nossa mãe sempre trabalhou com encomendas de bolos, docinhos e salgadinhos. Aprendemos muito fazendo com ela, tanto a parte boa quanto as dificuldades. Isso nos ajudou bastante na hora de criar o nosso próprio negócio”, conta Dafly.

 

Unindo a herança familiar ao desejo de oferecer uma confeitaria artesanal de verdade, as irmãs mergulharam nos estudos. Compraram cursos, testaram receitas por meses e aprimoraram técnicas. “Somos muito estudiosas. Fazemos os cursos e vamos testando as receitas até chegar ao que a gente acredita que é o ideal”, reforça July.

 

O resultado veio logo. As encomendas começaram a se multiplicar e, há um ano, a Com Carinho mudou para um novo endereço, com loja no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, com espaço para atendimento ao público e retirada de encomendas. O ambiente acolhedor e o cuidado com cada detalhe reforçam a proposta da marca: oferecer produtos frescos, feitos de forma artesanal. O reconhecimento também chegou este ano: a Com Carinho Confeitaria Artesanal ficou entre as finalistas do Prêmio Bom Gourmet, na categoria "melhores confeitarias de Curitiba".

O carro-chefe da confeitaria são os bolos, vendidos inteiros ou em fatias. A receita de Red Velvet com brigadeiro de limão siciliano e geleia caseira de morango e o famoso Bolo Pudim estão entre os mais pedidos, junto aos caseirinhos. Outro destaque são os cookies, desenvolvidos ao longo de três anos até chegar à receita ideal. Também fazem sucesso o bombom de morango, o pão de mel e, entre os salgados, o pãozinho recheado, uma adaptação de uma receita do pai, e a tradicional coxinha — receita da mãe.

 

Além da produção diária, as irmãs criam cardápios sazonais, com itens especiais para datas como Natal, Páscoa e Halloween. A produção continua sendo 100% artesanal, e a rede de apoio de amigos e familiares entra em cena em épocas de grande demanda. “Quando o volume de encomendas aumenta, a gente se junta. É uma confeitaria feita em família, com muito amor”, diz Dafly.

 

Entre os planos para o futuro está o desenvolvimento de uma linha de bolos sem açúcar, um pedido frequente dos clientes. “Estamos testando, mas só vai para o cardápio quando ficar realmente bom. A gente só coloca no balcão o que acredita”, reforça July.

 

As dicas das empresárias

-Vá com medo mesmo

Acredite no seu trabalho! Se você tem um bom planejamento financeiro e uma rede de apoio bacana, não permita que o medo paralise a sua jornada. Encare o desafio e siga em frente. No empreendedorismo não há espaço para o medo de dar o primeiro passo.

-Tenha resiliência

Nesses últimos quatro anos, aprendemos que não se pode desistir no primeiro problema. Os desafios farão parte da sua rotina, mas é preciso acreditar no seu propósito e continuar. A resiliência é 80% do fator decisivo para seguir em frente, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

 

-Conecte-se com outros empreendedores, principalmente da mesma área que a sua

Manter contato com outros empreendedores, especialmente na sua área, é fundamental. Vá para conferências, fóruns, cursos. Fortalecer sua rede permite a troca de experiências e informações, o que ajuda a entender melhor o mercado e a encontrar novas oportunidades. Além disso, essa proximidade pode acelerar sua criatividade, encontrar soluções antes difíceis e até levar a colaborações super legais. Mantenha amigos próximos e a concorrência mais próxima ainda.

 

Instagram: @comcarinho_confeitaria

 

Fotos: Priscilla Fiedler