Programa de incentivo a micro e pequenas empresas, da FedEx, vai dar até R$ 175 mil e mentoria de negócios. Saiba como participar !

26 de abril de 2022 por Vanessa Brollo

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, acaba de abrir inscrições para a 6ª edição do Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas, que visa a impulsionar a expansão de negócios de micro e pequenos empreendedores.

Além de terem a chance de receber até R$ 175 mil, os três primeiros colocados também contarão com mentoria voltada a gestão e negócios, conduzidas pelo investidor Renato Mendes. O resultado do programa será divulgado no dia 4 de agosto. As inscrições vão até o dia 10 de julho e podem ser feitas gratuitamente no site www.fedex.com/br/programafedex.

“Os micros e pequenos empreendimentos representam um pilar importante para a economia brasileira e são essenciais para a FedEx. Nós trabalhamos para que tenham acesso às mesmas oportunidades de mercado que as grandes empresas têm”, diz Cristiano Koga, vice-presidente de Vendas para a América do Sul na FedEx Express.

A edição deste ano do programa vai premiar o primeiro colocado com R$ 175 mil, o segundo com R$ 100 mil e o terceiro com R$ 75 mil, além da mentoria de negócios.

Virada de chave

A Paraoil, localizada no Pará, é um exemplo de como o concurso pode ajudar as empresas a alçarem voos maiores. Especializada na extração de óleos e manteigas naturais à base de sementes da Floresta Amazônica, a empresa passou a exportar seus produtos para os EUA, Canadá, Austrália e Japão depois de ser contemplada com o terceiro lugar na edição de 2021 do programa da FedEx. “A demanda já existia há algum tempo, mas não sabíamos como levar nossos produtos para o exterior. Contar com a consultoria de um operador logístico como a FedEx foi fundamental nesse processo,” conta Gilberto Hirokazu Nobumasa, fundador e presidente da Paraoil. “A FedEx retira a carga na nossa porta em nosso centro de distribuição em Belém, e entrega no endereço dos nossos clientes”, complementa. 

Em 2021, as exportações representaram 20% da receita da Paraoil. Para 2022, Gilberto prevê dobrar esse percentual e chegar a 40%. Somente no primeiro trimestre deste ano, a empresa já exportou 250kg de manteiga e está negociando com potenciais clientes da Espanha e de Cabo Verde. Com o sucesso das negociações, a Paraoil passará a exportar seus produtos vindos da Amazônia para quatro continentes. 

Com o crescimento da empresa, a comunidade local também foi positivamente impactada. A Paraoil adquire as sementes de pequenos produtores locais que trabalham de forma sustentável, com a consciência de que a floresta é mais rentável permanecendo conservada. Com o aumento da demanda de exportação, dobrou o número de fornecedores da empresa. Além disso, a Paraoil comercializa seus produtos para outros pequenos e médios empreendedores que, segundo Gilberto, são, em grande parte, mulheres que trabalham com cosmética natural em diferentes partes do Brasil. O transporte nacional também é fornecido pela FedEx.

Lançado pela primeira vez nos EUA em 2012, o Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas já foi expandido para outros mercados como México, Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Guatemala e República Dominicana.

 

Serviço

Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas

O que é: Premiação que visa impulsionar a expansão de negócios de micro e pequenos empreendedores 

Inscrições: de 11 de abril de 2022 a 10 de julho de 2022

Quem pode se inscrever: Micro e Pequenas empresas com fins lucrativos, que possuam até 99 funcionários, baseadas no Brasil, com CNPJ ativo, atividade ininterrupta por pelo menos 6 meses e não serem franquias. Além disso, devem ter receita de até R$ 4.800.000 durante o seu último ano fiscal completo e não podem ser vencedoras de versões anteriores do Programa.

Mais informações: www.fedex.com/br/programafedex